Já no primeiro dia da WWDC 2009 (Apple`s Worldwide Developer`s Conference), a Apple disponibilizou a versão final do Safari 4, o navegador com versão para Windows que promete ser o mais rápido existente. O browser de Steve Jobs que, já em sua versão Beta, trouxe novidades e uma rapidez de tirar o fôlego está ainda mais estável e mostra, definitivamente, que chegou para abalar a concorrência.
Na versão final, nada de realmente novo foi implementado. Os recursos inovadores envolvendo os Top Sites, organização visual de histórico e as abas no topo continuam as mesmas. O que foi aprimorado está nos bastidores: a velocidade está ainda maior e alguns erros que ocorriam na versão Beta foram exterminados, garantindo ao usuário o navegador mais rápido do mundo.
Novidades
“Top Sites”
Opção que permite a visualização dos sites mais visitados por você, nela é possível definir quais ficarão lá em caráter permanente (assim como sua posição) e quais não ficarão. Dependendo do modo de visualização (pequeno, médio ou grande) a quantidade de sites mostrados pode variar entre 6 e 24, sendo que aqueles atualizados desde a sua última visita recebem a marcação de uma estrela azul.
Para que seus sites favoritos estejam constando nessa área basta que você os tenha visitado ao menos duas vezes, já se você quiser acessá-los a partir do “Top Sites” será necessário clicar em cima deles. O problema é que às vezes as miniaturas dos sites não aparecem.
O destaque do “Top Sites” fica por conta do visual, pois mesmo que a Apple diga que o enfoque do Safari 4 é a navegação, eles capricharam bastante nessa ferramenta. Os efeitos de transição de tela, a movimentação fluida e os reflexos das miniaturas dão um show à parte.
“Cover Flow”
Em teoria o “Cover Flow” serviria para que você pudesse visualizar uma miniatura dos sites adicionados ao seu “Favoritos”, economizando assim o tempo de ser obrigado a entrar no site desejado para ver se há algo diferente (no caso de ele não estar no “Top Sites”). No entanto, ao menos na versão para Windows, tal ferramenta não funciona adequadamente em diversos aspectos.
O primeiro deles é em relação à visualização prévia: simplesmente não aparece visualização alguma! Outro ponto a ser mencionado é o seguinte: ao navegar pelas opções do “Cover Flow” ocorreram erros os quais ocasionaram o encerramento do programa, ou seja, além de não funcionar, dá erro!
“Full History Search” (Pesquisa completa do histórico)
Opção parecida com a anterior, acessível, por sua vez, através da tela “Top Sites”. Sua função é permitir que você procure sites armazenados em seu histórico através de uma barra de rolagem horizontal que controla o movimento das visualizações das miniaturas. Todavia, outra vez, as imagens das miniaturas não aparecem.
Tabs no topo da janela
O grande diferencial do Safari 4 é em relação ao tamanho ocupado por ele em seu monitor, pois caso esse seja o seu desejo, você pode deixar somente a barra de endereços aparecendo! Ou seja, muito mais espaço para visualizar imagens e coisas que ocupem bastante espaço em um site.
Falando em barra de endereços, vale a pena citar que ela é totalmente personalizável, pois é possível selecionar quais ferramentas serão exibidas ou não, assim como o seu posicionamento.
Nitro!
Se na versão Beta o Safari 4 já se orgulhava de ser o mais rápido, naversão final deixou seus concorrentes comendo poeira. Utilizando as tecnologias mais avançadas, a equipe de desenvolvimento do Safari conseguiu dar ainda mais velocidade ao que já era um verdadeiro foguete.
Com a nova Engine Nitro, por exemplo, o Safari executa JavaScripts com até 8 vezes mais rapidez que o IE 8. Confira abaixo um quadro de comparações que pode ser acessado na própria página da Apple. Além da notável performance em termos de JavaScript, páginas em HTML são carregadas com até 3 vezes mais rapidez que o IE 8 ou o Firefox 3.
Velocidade
O Safari 4 se diz o mais rápido entre todos os navegadores (famosos), como Microsoft Internet Explorer 7, Mozilla FireFox 3 e Google Chrome. Porém, tal fato é verdadeiro somente caso o site visitado já tenha sido carregado anteriormente, pois o Safari 4 armazena todos os sites visitados em seu computador permitindo inclusive sua visualização enquanto desconectado da Internet.
A opção de salvar tudo o que encontra pelo caminho é padrão no Safari 4, contudo, é possível alterar suas configurações e até mesmo navegar sem guardar absolutamente nada com a opção “Private Browsing...” (Navegação particular).
Nativo
Bom, não é porque você usa Windows que não pode desfrutar da qualidade do navegador da Apple. Por isso, a Apple fez questão de desenvolver uma versão do Safari 4 final para Windows que tem um visual agradável e nativo. Nada de gambiarras: o Safari 4 final traz o visual perfeito para seu Windows XP ou Vista e roda com toda a estabilidade que você merece.
Curso totalmente prático. Aprenda a implementar e configurar Windows 7.
Em 12X com 1º pagto em Jun ou 15X e ainda: exames e 2a. chance grátis.
Desenvolvendo soluções com WinCE6.0 São Paulo - março/2010
0 comentários:
Postar um comentário